gretl image
 
 
 
Aspecto do programa - clica para aumentar
 
Logo do SourceForge
 

GPL v3

 

Valid HTML 4.0!

Valid CSS!

 

Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library

logo do gretl

É um software multi-plataforma para análise econométrica, escrito em linguagem C. É livre e de código aberto, podendo ser redistribuído e/ou modificado de acordo com os termos da Licença Pública Geral GNU (GPL) publicada pela Free Software Foundation.

Conferência gretl 2017

A quinta conferência bianual, Gretl irá acontecer em Atenas a 2 e 3 de junho de 2017; detalhes em gretlconference.org. As conferências anteriores decorreram em Berlim (2015), Oklahoma City (2013), Toruń (2011) e Bilbau (2009).

Características

  • Interface fácil e intuitiva, disponível em vários idiomas (Albanês, Alemão, Basco, Búlgaro, Catalão, Chinês Tradicional, Espanhol, Francês, Galego, Grego, Inglês, Italiano, Japonês, Polaco/Polonês, Português, Romeno, Russo, Ucraniano, Checo/Tcheco e Turco)

  • Uma ampla variedade de estimadores: mínimos quadrados, máxima verossimilhança, GMM; métodos de equações únicas e sistemas de equações

  • Métodos de séries temporais: ARIMA, GARCH, VARs e VECMs (incluindo VARS estrutural), testes de raiz unitária e cointegração, filtro de Kalman, etc.

  • Variáveis dependentes limitadas: logit, probit, tobit, seleção de amostra intervalo de regressão, modelos para dados de contagem e duração, etc.

  • Estimadores de dados de Painel, incluindo variáveis estruturais, probit e modelos de Painel dinâmicos baseados em GMM

  • As saídas dos modelos são exportáveis para ficheiros/arquivos LaTex, na forma de tabelas ou equações

  • Poderosa linguagem de script (ou sequência de comandos) integrada (conhecida como hansl), com uma ampla gama de ferramentas de programação e de operações com matrizes

  • Controlo/controle em interface gráfica para ajustes dos gráficos Gnuplot

  • Uma lista em crescimento de pacotes de funções criadas colaborativamente , escritas em hansl

  • Funcionalidades para intercâmbio fácil de dados e resultados com GNU R, GNU Octave, Python, Ox, e Stata

Formato de Dados

Os formatos suportados incluem: formato próprio XML; Valores Separados por Vírgulas (.csv); planilhas Excel (.xls e .xlsx), planilhas Gnumeric e Open Document; arquivos do Stata (.dta) e do SPSS (.sav); workfiles do EViews; arquivos de dados do JMulTi; bases de dados em formato próprio binário (que permitem guardar dados de diferentes frequências e tamanhos), base de dados RATS 4 e PC-Give. Inclui uma base de dados de macroeconomia dos E.U.A., como exemplo. Veja também a página de dados do Gretl.

Download

Código fonte mais recente

gretl-2017b.tar.xz

Pacotes Debian GNU/Linux, mantido por Dirk Eddelbuettel

packages.debian.org; veja também packages.qa.debian.org

Pacotes Fedora, mantido por Johannes Lips

apps.fedoraproject.org

Se você vai compilar a partir do código fonte ou instalar a partir de binários pré-compilados, pode estar interessado em verificar as dependências do Gretl.

Uma versão do Gretl para MS Windows está disponível neste link, e uma do Gretl para Mac OS X neste link.

Os programas para análise de séries temporais X-12-ARIMA e TRAMO/SEATS estão disponíveis numa forma adequada para o uso com o Gretl no Linux, nos seguintes endereços:

Binário RPM para o X-12-ARIMA

x12a-0.3-2.i586.rpm

Binário "tarball" para o X-12-ARIMA

x12arima-linux.tar.gz

Pacote Debian para o X-12-ARIMA

x12a_0.3-3_i386.deb

Binário RPM para o TRAMO/SEATS

tramo-seats-98-2.i586.rpm

Binário "tarball" para o TRAMO/SEATS

tramo-seats-linux.tar.gz

Pacote Debian para o TRAMO/SEATS

tramo-seats_98-2_i386.deb

Gnuplot

Gretl utiliza o Gnuplot para gerar seus gráficos. Para tanto é necessária a versão 4.6.0 (de março 2012) ou superior, mas a versão 5.0 (de janeiro de 2015) ou superior é altamente recomendada. Consulte gnuplot.sourceforge.net. As versões do Gretl para MS Windows e Mac OS X incluem uma versão do Gnuplot que funciona adequadamente. Para obter orientação sobre como instalar o Gnuplot atual no Linux, consulte o seguinte link.

Manual

O manual do Gretl é composto por três arquivos PDF, um Guia do Usuário, um Manual de Comandos e um Introdução ao Hansl. Versões em Inglês destes manuais (no formato Carta US) estão incluídas no pacote fonte e nos binários do Gretl. Outras versões -- em Inglês (papel A4), Italiano e Espanhol -- serão acessados pelo Gretl na Internet sob demanda. Os manuais também podem ser encontrados aqui.
Nota: Contacte Hélio Guilherme se quiser participar no projeto de tradução desta documentação para Português.

Adicionalmente, o Manual de Referência de Comandos e Manual de Referência de Funções podem ser acessados via internet, no formato HTML.

Obter ajuda ou reportar erros

Se você usa o Gretl, você pode querer participar da lista de discussão dos usuários do Gretl (Gretl-users). Essa é uma lista com um volume moderado de e-mails onde as pessoas podem requerer ou fornecer ajuda, discutir novas funcionalidades e assim por diante. É possível fazer buscas dentro do arquivo da lista no seguinte link. Existe também uma lista de anúncio do Gretl (Gretl-announce); esta é uma lista apenas para leitura onde são enviados e-mails na ocasião de novos lançamentos do Gretl.

Você pode reportar erros (bugs) e solicitar novas funcionalidades utilizando o sistema SourceForge Tracker. Porém, solicitamos que você utilize o sistema Tracker apenas se você tiver completamente certo de que realmente encontrou um bug; se você não tiver certeza, por favor envie uma mensagem para uma das listas de discussão do Gretl. (Note que se o Gretl parou de funcionar você realmente encontrou um bug!)

Contribuindo para o Gretl

Tem ideias ou códigos com os quais gostaria de contribuir para o Gretl? Se sim, nós gostaríamos de conhecer as suas propostas. Certamente você deveria participar da lista de discussão dos desenvolvedores do Gretl (Gretl-devel) (o arquivo está aqui).

A maneira mais óbvia de contribuir com os seus conhecimentos para o desenvolvimento de Gretl, é escrevendo um pacote de funções (usando a linguagem de scripting do Gretl), hansl). Você pode ver uma lista dos pacotes de funções atualmente existentes aqui.

Se por acaso você for um ou uma programadora de C, os seus contributos para a biblioteca de base do Gretl, serão bem vindos. O único requisito para que o código seja utilizado no Gretl é o de que você aceite imperativamente que ele fique disponível de acordo com a Licença Pública Geral GNU (GPL), isto é, deve aceitar que o código fonte fique livremente disponível.

Acesso e navegação no git

Para aceder ao código fonte mais recente do Gretl via git, ver página do projecto Gretl. Algumas notas acerca do uso básico de git estão aqui e a documentação completa em git.scm.com.

Agradecimentos

Em primeiro lugar, obrigado a Ramu Ramanathan, Professor Emérito da Universidade da Califórnia, São Diego, por ter transformado o seu código econométrico "ESL" em código aberto, que foi o ponto de partida para o desenvolvimento do Gretl. O Professor Ramanathan é o autor de Introductory Econometrics (Dryden, actualmente na 5ª edição). Além disso, Ramu tem sido um valioso crítico no decurso do desenvolvimento do Gretl.

Muitas pessoas têm enviado relatos de falhas e erros no programa, bem como sugestões para o desenvolvimento do Gretl. Somos particularmente agradecidos a Ignacio Díaz-Emparanza, Tadeusz Kufel, Dirk Eddelbuettel, Sven Schreiber e Andreas Rosenblad. A. Talha Yalta desempenha um papel importante no exame e relato da precisão numérica do Gretl.

Muito obrigado a Ignacio Díaz-Emparanza, Susan Orbe, Michel Robitaille, Florent Bresson, Cristian Rigamonti, Tadeusz e Pawel Kufel, Markus Hahn, Sven Schreiber, Hélio Guilherme, Henrique Andrade, Alexander Gedranovich, Talha Yalta, Y. N. Yang, Pavla Nikolovova, Jan Hanousek, Artur Bala, Manolis Tzagarakis, Ioannis Venetis e Vitalie Ciubotaru, Mihaela Nicolau, Oleh Komashko e Juan Estévez pelo trabalho na tradução do Gretl.

Obrigado a William Greene, autor de Econometric Analysis, pela sua permissão de incluir no Gretl alguns conjuntos de dados relativos a exemplos interessantes contidos no seu livro.

Obrigado a todas as boas pessoas em comp.lang.c e gtk-app-devel-list@gnome.org por me terem orientado em várias questões. Obrigado a Richard Stallman da Free Software Foundation por todo o seu trabalho no desenvolvimento e promoção do software livre, e mais especificamente, por concordar em "adoptar" Gretl como sendo um programa GNU.


Allin Cottrell, Wake Forest University

Riccardo "Jack" Lucchetti, Università Politecnica delle Marche

Última modificação: 2017-05-26